Os insetos são nada menos que três quartos dos animais identificados na Terra e são importantíssimos. Eles moram em todo o planeta, menos nas calotas polares.
O livro publicado pela editora Harper Collins traz fotos impressionantes e informações curiosas sobre espécies como a mariposa Stauropus fagi, cuja lagarta parece uma lagosta e é considerada o inseto mais feio do mundo.
Um besouro que ganhou espaço no livro foi o Lytta vesicatoria, conhecido por suas características afrodisíacas desde os tempos da Grécia e Roma antigas. Suas secreções contém a substância cataridina, que causa ereções prolongadas, mas também pode levar à morte. Uma dose fatal pode ser extraída de um único espécime.
O livro também fala do inseto com a mais incomum forma de expansão de território: o mosquito Aedes albopictus, transmissor da dengue. Ele se espalhou do Sudeste Asiático para a América do Sul e África através do comércio de pneus usados. Os pneus acumulam água da chuva, onde os mosquitos se procriam.
O autor buscou identificar as maneiras incomuns em que a forma e a função dos insetos se adaptam para lidar com as pressões extremas da luta pela sobrevivência em um mundo perigoso e competitivo.
Iluminado: o inseto com a maior geração de luz, O besouro 'Pyrophorus noctilucus' produz luz equivalente à de uma vela, mas apenas 1-80 mil avos do calor gerado por uma vela.
Gulosa: Na publicação, o inseto classificado como o mais empanturrado do mundo é a formiga pote-de-mel. Ela acumula néctar no abdômen, que incha de forma impressionante.:O A reserva de alimento é uma forma de lidar com as dificuldades de se viver no deserto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário