domingo, 28 de novembro de 2010

Arte na lista telefônica


Olha que legal isso! Se eu tivesse jeito para escultura, tentava fazer. :3



Todos os anos, as empresas de telefonia enviam para nossas casas catálogos telefônicos. São centenas de papéis gastos em um produto que logo perde a utilidade e só acumula poeira. Pensando em resolver esse problema, um artista da Filadélfia, nos Estados Unidos, desenvolveu bustos de celebridades a partir de listas telefônicas.
Alex Queral, de 51 anos, esculpiu os rostos de personalidades com muito talento, paciência e munido de recortes e colagens. Trata-se de uma escultura nas próprias páginas da lista telefônica. "É como tirar as cascas de uma cebola para revelar um retrato", diz o artista em seu
site oficial.
A ideia surgiu quando Queral percebeu o número grande de catálogos que tinha em casa. "Eu estava procurando madeira para fazer uma escultura e observei a quantidade de listas que tinha", disse o artista ao jornal
Telegraph. "Eu pensei que aquele poderia ser um material muito bom para criar a escultura", comenta.
O processo começa com um esboço do rosto da personalidade. O desenho então é colocado sobre a lista telefônica servindo como um modelo para o corte. Então, Queral lança mão de tesouras, lâminas de barbear e qualquer instrumento cortante para "cavar" o rosto entre as páginas que devem estar com um pouco de cola.
"Pode ser um trabalho bastante árduo, porque às vezes leva um tempo para terminar e quando você corta algo errado é difícil recuperar", conta.
Barack Obama, James Brown e Bob Dylan são alguns dos nomes que estão no repertório do artista, mas ele tem seus favoritos. "Algumas celebridades têm rostos brilhantes", disse ele. "O ator Jack Nicholson, por exemplo, é logo reconhecido por ter marcas muito próprias, é esse tipo de pessoa que funciona melhor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário