terça-feira, 7 de setembro de 2010
Independência ou Morte?
No dia 07 de Setembro de 1822, Dom Pedro I bradou, às margens do Ipiranga, a frase que fez do Brasil um país independente: Independência ou Morte! Pelo menos é o que nos contam os livros de História... Claro que não foi exatamente desse jeito, mas a partir daí o Brasil passou a se ver livre das condições de colônia, e é isso que realmente importa.
Hoje, quase 200 anos depois, o Brasil pode ser um país independente, mas não é um país livre. A violência prende. A mídia prende. O povo vive alienado ou com medo. Estamos, com certeza, mais livres do que durante os períodos ditatoriais, mas as diferenças sociais, os preconceitos, os crimes e as injustiças, nos prendem. Vivemos presos a ideias retrógadas, a convenções desnecessárias, ao medo de sair de casa por causa da violência.
Seria tão bom se pudéssemos ser, realmente, livres! Se todos pudessem ser do jeito que são sem medo do julgamento dos outros; se todos tivessem acesso a saúde, educação, alimentação, segurança; se todos saíssem de casa sem medo de tiroteio, assalto, sequestro... Se todos pudéssemos viver numa sociedade justa, com direitos e deveres para todos, rigorosamente respeitados e cobrados.
Por enquanto, isso tudo é apenas um sonho, mas quem sabe um dia possa ser realidade, uma realidade cheia de alegria, paz e justiça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário